O dado d20, conhecido também como dado de vinte lados, é um componente essencial em muitas aventuras de RPG de mesa. Se você é um Mestre de Jogo (MJ) iniciante ou experiente, entender como usar e interpretar o dado d20 é crucial para criar experiências de jogo envolventes e emocionantes.
Um dado d20 é um poliedro de 20 lados, cada lado numerado de 1 a 20. Ele é usado para determinar resultados aleatórios em RPGs de mesa, principalmente para resolver testes de habilidade, ataques e danos.
Existem dois tipos principais de testes resolvidos com o dado d20:
Os resultados de um teste com dado d20 são interpretados comparando o número rolado ao Valor-Alvo (VA), que é uma dificuldade definida pelo MJ. Se o número rolado for igual ou superior ao VA, o teste é bem-sucedido. Caso contrário, o teste falha.
Exemplo:
Modificadores são valores que podem ser adicionados ou subtraídos do resultado do dado d20. Eles representam bônus ou penalidades devido a habilidades, proficiência ou outras circunstâncias.
Exemplo:
Tabela 1: Classificação de resultados de testes de habilidade
Resultado | Classificação |
---|---|
1-4 | Falha crítica |
5-9 | Falha |
10-14 | Sucesso |
15-19 | Sucesso crítico |
20 | Sucesso excepcional |
Tabela 2: Probabilidades de sucesso em testes de d20
Valor-Alvo | Probabilidade de sucesso |
---|---|
5 | 75% |
10 | 50% |
15 | 25% |
20 | 10% |
25 | 5% |
Tabela 3: Dano médio causado por armas
Arma | Dano médio |
---|---|
Adaga | 2d4 + 1 |
Espada longa | 1d8 + 3 |
Arco longo | 1d6 + 4 |
Machado de batalha | 1d12 + 2 |
História 1:
Um grupo de aventureiros se depara com um quebra-cabeça que envolve encaixar blocos numerados em uma estrutura. Um dos jogadores, tentando ser astuto, rola um d20 e diz ao MJ: "Eu uso meu d20 como um bloco de construção." O MJ ri e responde: "Isso é muito criativo, mas infelizmente não vai funcionar. Os blocos do quebra-cabeça são especificamente numerados."
Lição: Embora o pensamento criativo seja apreciado, é importante seguir as regras do jogo.
História 2:
Durante uma batalha, um jogador rola um 1 no d20 para seu ataque. Em vez de ficar desanimado, ele diz: "Meu personagem tropeça e cai, dando ao inimigo uma vantagem." O MJ ri e concede ao inimigo um ataque extra.
Lição: Aceitar falhas com bom humor pode tornar o jogo mais divertido.
História 3:
Um grupo de jogadores estava enfrentando um poderoso dragão. Quando o turno do clérigo chegou, ele pegou um dado d20 e o ergueu no ar, dizendo: "Eu invoco a ira dos deuses!" Ele rola um 20 e o dragão é instantaneamente derrotado.
Lição: Às vezes, a sorte pode ser um fator decisivo em RPGs.
Erro 1: Ignorar modificadores
Muitos jogadores iniciantes esquecem de adicionar ou subtrair modificadores aos seus resultados de d20. Isso pode levar a uma interpretação incorreta do sucesso ou falha do teste.
Erro 2: Usar o mesmo dado para múltiplos testes
É importante usar dados diferentes para testes diferentes, pois isso garante resultados aleatórios e independentes.
Erro 3: Não entender os valores-alvo
Os valores-alvo são cruciais para determinar o sucesso ou falha dos testes. Entenda claramente os valores-alvo definidos pelo MJ antes de rolar o dado.
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